terça-feira, 20 de abril de 2010

Buscando o Equilíbrio do Ser
Madalena Broges Araújo
voltar

Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?
Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre.
Levanta-se o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar, onde nasce de novo.

Eclesiastes 1: 2-5


Grande tem sido o esforço do homem, na busca de harmonia e equilíbrio, as ciências e as industrias trabalham incessantemente para criar soluções que venham a oferecer o tão almejado bem estar. O mercado literário oferece ampla literatura de auto-ajuda, as ciências de modo geral apresentam fórmulas e terapias de última geração, com promessas de prolongamento da expectativa de vida com jovialidade e saúde perfeita.
O setor de entretenimento e turismo tem pacotes magníficos e sedutores para acabar com todos os problemas e neuroses, tudo pode ser realizado, os sonhos ganham vida, a fantasia vira realidade. Os serviços de estética, beleza e modelação, ganham mercado, oferecendo corpos perfeitos, mentes saudáveis, evidência assegurada, sucesso total nos relacionamentos.
As religiões oferecem a salvação do homem. Aquele que se converter tem a garantia assegurada de que nada de mal lhe acontecerá.
Com todas estas ofertas, entre muitas outras, a busca de respostas pela razão do “Ser e Existir” tem levado o homem a adquirir respostas prontas, pacotes fechados, pílulas milagrosas, beleza eterna, evidência garantida, poder assegurado, tornando sua busca incessante e insaciável por respostas que venham a assegurar o seu equilíbrio e bem estar.
Por mais que o homem adquira, ainda assim, não encontrará o equilíbrio e a harmonia dentro de si. Portanto, há que se pensar que, a resposta está no interior do homem. Para iniciarmos a caminhada rumo ao interior do ser, vamos começar analisando quatro aspectos do Ser humano, quais os níveis de relacionamento estabelecido e as influências a que o homem está sujeito.
Os aspectos a serem considerados são: o físico, o mental, o emocional e o espiritual.
Os níveis de relacionamento que o homem tem estabelecido são: o relacionamento com o Sagrado, com o Outro e Consigo Mesmo.
As influências são: a genética, o meio ambiente, as forças espirituais e a vontade própria.

O Ensino do Senhor


Em Marcos 12: versículos 30 e 31, o Senhor nos ensina à cerca dos seus mandamentos.
O principal de todos os mandamentos é: “ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor!”
“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.”
O segundo mandamento é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Não há outro mandamento maior do que estes.

I – Aspectos dos Sentimentos

“... de todo o teu coração...” neste mandamento Deus nos ordena que o amemos de todo o coração, podemos aqui fazer relação com o aspecto emocional, citado acima. Este aspecto é responsável pelos sentimentos e desejos. É a energia afetiva do homem, aloja impressões, sensações, sonhos e desejos.

O Senhor chama nossa atenção, para os enganos do coração.
A palavra do Senhor em jeremias 17:9-10 nos diz:
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.”

2)"... de toda a tua alma..." Deus nos diz que o amemos também de toda a nossa alma ou de todo o nosso aspecto espiritual, da nossa essência, da nossaspecto espiritual, da nossa essência, da nossa vontade e individualidade. Neste aspecto reside o livre arbítrio do Ser Humano, esta energia tem capacidade para não permitir que as circunstâncias interfiram nas atitudes.
O Senhor nos convoca a atitude de mudança.
Efésios 4:22-24, nos mostra essa capacidade de mudança que deve ser ativada em nós.
“... de que deveis por de lado a velha personalidade que se conforma ao vosso procedimento anterior e que está corrompida, segundo os seus desejos enganosos, mas que deveis ser feitos novos na força que ativa a vossa mente, e que vos deveis revestir da nova personalidade que foi criada segundo a vontade de Deus, em verdadeira justiça e lealdade.”


3)“...de todo o teu entendimento...” Deus nos ensina, que nos quer com o nosso aspecto mental, este aspecto é responsável pelos nossos pensamentos e concepções do mundo. É a nossa energia mental, é o processo de racionalização das situações que se apresentam em nossas vidas. O Senhor nos chama ao bom senso e a razão.
Em João 8:31-35 “Se permanecerdes no meu ensino, verdadeiramente sereis meus discípulos.
Então conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”.
Provérbios 3:5 “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.”

4)“...de todas as tuas forças. “ Deus está se referindo ao nosso aspecto físico, que é responsável pela manutenção e reprodução, é a energia instintiva, que atende as necessidades básicas. É o impulso para fazer as coisas, nosso físico é quem operacionaliza e concretiza os nossos desejos.
O Senhor nos alerta do poder de nossos instintos.
Romanos 8:12-13 “De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espirito mortificares as obras do corpo, vivereis.”
O fato do homem estar em desarmonia com os seus quatro aspectos, deixando que a sua mente o convença de que deve atender aos seus desejos e emoções, imediatamente o seu físico se coloca em ação para obter a satisfação imediata dos instintos.
Levando o homem a consumir tudo aquilo que o mercado oferece como o elixir para acabar com todos os problemas; gerando um homem que precisa “Ter” para “Ser”, que busca o externo para justificar o vazio interior.
Este homem é regido pela instintividade, pela satisfação imediata, obtendo uma vida mecânica, submetendo o seu aspecto essencial a vontade dos outros aspectos.
As suas ações são de fora para dentro, são ações reativas, impulsivas, e os resultados na maioria das vezes são trágicos.
Deus nos chama para estarmos com ele de tal forma que estes aspectos estejam alinhados em uma única direção, que o nosso físico, mente, emoções sejam submetidos a vontade de nossa essência que está a serviço do reino de Deus.
Gerando um Ser essencial, resultando em unidade dentro de si. Este ser não é regido pelo exterior, não se deixa afetar pelas circunstancias, o seu interior determina o seu “Ser” e “Estar”.
As suas ações são regidas pela palavra do Senhor, levando-o a tomar decisões ponderadas e equilibradas.

II – Níveis de Relacionamento

Verifiquemos agora os três níveis de relacionamento, citados nas escrituras.
1)“Amaras ao Senhor teu Deus...” Este é o primeiro nível de relacionamento que as escrituras nos ensinam. É o relacionamento com o sagrado, a comunhão, consagração, dedicação a vida espiritual.
2)“Amaras o teu próximo...” Segundo nível de relacionamento, com as outras pessoas, como são estabelecidos os contatos, como construímos os nossos relacionamentos.
3)“...como a ti mesmo.” Este é o terceiro nível de relacionamento, conhecimento de si mesmo, de seus limites, dons, suas forças e fraquezas.
Se o homem estiver em desarmonia com as suas faculdades, encontrará dificuldades nos seus relacionamentos, provavelmente suas relações serão superficiais, de curta duração, apresentando insatisfação e frustração com as pessoas, buscando no outro a resposta para as suas dúvidas, inseguranças e medos. Levando-o a ter relacionamentos frustrantes e conflituosos.
Ao passo que, o homem harmonizado com os seus quatros aspectos, é regido pela sua essência, este homem tem grandes possibilidades de ter níveis de relacionamento duradouros, saudáveis e verdadeiros.
Caminha lado a lado, convive com o diferente, aceita o outro da forma que ele se apresenta, exerce a misericórdia para consigo e com o outro, divide e compartilha alegrias e tristezas, cultiva os relacionamentos.

II – Influências

Passemos agora a entender quais são as influências a que o homem está sujeito.

1) Influência Genética, são todas as características recebidas hereditariamente, o padrão de pensamento, de sentimentos, uma determinada estrutura física. Esta é a primeira influência recebida pelo homem.
Em Êxodo 20:5-6 o Senhor nos fala da herança genética que recebemos de nossos antepassados.
“... que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e Quarta geração daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

2) Meio ambiente, o lugar aonde nascemos, os livros que lemos, as amizades que fazemos, a escola que frequentamos, o meio social do qual fazemos parte, o idioma que falamos. Tudo isto é fonte de influência para o comportamento do homem.
Em Provérbios 6:1-5 podemos observar a advertência do Senhor:
“Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, se te enredaste com as palavras de teus lábios, se te prendeste com as palavras de tua boca, então faze isto, filho meu, para livrar-te, pois caíste nas mãos do teu companheiro: Vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro.
Não dês sono aos teus olhos, nem repouso as tuas pálpebras.
Livra-te como uma gazela da mão do caçador, como uma ave da mão do passarinheiro.”

3) Forças espirituais, em Efésios 6:12 podemos entender o que são essas forças espirituais.
“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais”

4) Vontade humana, é a mais poderosa força na vida do ser humano, ela consegue mudar todas as outras. Podemos também chamá-la de livre arbítrio. A todo o momento fazemos escolhas, tomamos decisões e direções.
Em romanos 12:2 “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Podemos concluir que o homem que é regido pelo seu aspecto essencial, tendo sob seu domínio os outros aspectos, pode canalizar toda a sua energia para relacionamentos verdadeiros e saudáveis, estando consciente e atento a todas as influências, podendo fazer escolhas de modo a exercer o seu livre arbítrio a seu favor.
Este homem é regido pela sua individualidade, pela sua consciência e vontade de Deus.

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

Hebreus 4:12



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Madalena Borges Araújo psicóloga em São Paulo, é membro do CPPC e colaboradora das Publicações.
E-mail: madalena@provecto.com.br

topo

segunda-feira, 12 de abril de 2010

uma dica;nunca crei um mito em sua sede,sede das emoçoes (mente)(psyque).para depois dizer que simpemente se arrempendeu ou que este mito o a decepcionou .focalize o seu ser em algo real,verdadeiro.nao em algo ou aquilo só me faz no momento presente que se estar ,mais que pense em algo duradouro o que faz pensar e sonhar e viver no presente e no futuro.viver uma vida cheia de graça ,prazer ,alegria ,paz e amor.ame a sua essencia do seu ser.por que tudo aquilo que se perdeu ,seras resgatado o seu conteudo é completo voce nao é somente ou simplesmente um corpo ,voce é uma todalidade,muito mais que imagena e pensa o que voce é,pense e pratique o bem em todo estante,no seu bem e no bem do proximo.e se sentirá bem. Jesus nos ama e nos amou Ele quer e deseja o nosso bem ,faça como jesus ame e queira o bem ,voce verá o resultado pense e pratique.


filósofia:jhoel wilkerson