Servindo a Deus no Montei
E Deus disse: “Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: quando houveres
tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte” (Ex 3.12). Moisés tentou libertar os hebreus da
escravidão no Egito por meio da força bruta (Ex 2.12) e pela sua influência política (Ex 2.13; At 7.24,25).
Estes métodos mostraram-se ineficazes e lhe renderam quarenta anos de exílio no deserto de Mídia (Ex
2.15; At 7.29,30).
Melhor que o exílio foi treinamento no deserto. Ali Moisés, que antes fora criado na lei de Deus (Ex 2.8,9)
e instruído nas ciências do Egito (Ex 2.10; At 7.22), conheceu intimamente a Deus. Deixou a corte para
pastorear rebanhos (Ex 3.1), foi “amansado” por Deus à medida que apascentava ovelhas, a ponto de
tornar-se um referencial de mansidão (Nm 12.3). Conheceu o caminho da vida devocional, a oração, do
jejum, da chamada de Deus (Ex 3.2-10) enquanto apascentava o rebanho de seu sogro (Ex 3.1). Estava
sendo treinado para uma grande missão, tirar o povo de Israel do Egito (Ex 3.10) e apascentar o rebanho
de Deus.
Após quarenta anos de treinamento no deserto, encontramos um Moisés depurado da auto-suficiência,
depurado de si mesmo (Ex 3.11) que contrasta com aquele Moisés de outrora. Vemo-lo quebrantado,
dependente de Deus, julgando-se incapaz de realizar a lição que lhe fora comissionada (Ex 3.13; 4.17).
Agora ele estava pronto para cumprir o chamado de Deus. É neste momento que, contra-argumentando
a lógica mosaica de não poder cumprir a missão, Deus não somente lhe assegura que a cumprirá como
também lhe diz a razão porque a cumprirá: “certamente eu serei contigo” (Ex 3.12a).
Aqui está todo o diferencial. Sem a presença, a graça, a orientação, a supervisão e a aprovação de Deus
nossos projetos, por mais bem elaborados que sejam, simplesmente ruirão. No texto em consideração
(Ex 3.12) o Senhor não apenas garante a Moisés a sua santa presença como lhe aguça a visão para o
futuro próximo, quando o povo israelita viria ao Monte Sinai de onde o Senhor lhe falava, e ali serviriam
a Deus. De fato, Israel chegou ao Sinai (Ex 19.1-2) e ali esteve estacionado por um ano e onze meses
quando partiram (Nm 10.11,12).
Nesse período Moisés aprofundou a sua intimidade com Deus (Ex 24.15-18; 34.28-35), recebeu a Lei
(Ex 19-22), edificou o Tabernáculo (Ex 35-40) e o povo aprendeu a servir a servir a Deus (Lv 1-27).
Cumpriu-se o dito do Senhor: “servireis a Deus neste monte” (Ex 3.12c) .
A cronologia do êxodo de Israel após sua saída triunfal dos domínios egípcios pode ser simplificada da
seguinte forma:
>> Passo 1 – Saída do Egito da cidade de Ramsés ao 15º dia do primeiro mês (calendário religioso
judeu – mês de abibe – março / abril) no dia seguinte à celebração da Páscoa enquanto os egípcios
choravam e sepultavam seus mortos (Nm 33.3-4). Os israelitas caminharam em direção ao sul após a
passagem do Mar Vermelho em direção à Península do Sinai – Monte Horebe.
[ Rota => Ramsés – Sucote – Eta – Mara – Elim – Deserto do Sinai].
ANTIGO TESTAMENTO I
Servindo a Deus no Monte
Por Julio C Brasileiro pg 2/3
>> Passo 2 – Israel chega ao Deserto de Sim entre Elim e a Península do Sinai quarenta e cinco dias
após a saída do Egito (Ex 16.1) para servir a Deus no monte conforme dito à Moisés na sarça ardente
(Ex 3.12).
>> Passo 3 – Após noventa dias da saída do Egito Israel finalmente chega ao monte Horebe, o monte de
Deus na Península do Sinai (Ex 19.1). Deus fala com Moisés acerca da aliança feita com os patriarcas,
reitera suas promessas e informa aos anciãos de Israel sobre as intenções eternas em relação a esta
nação (Ex 19.3-8)
>> Passo 4 – Israel permaneceu aos pés do monte durante um ano e nove meses após sua chegada
totalizando dois anos completos após sua saída do Egito. Durante este tempo Deus revelou a Israel por
meio de Moisés as tábuas da Lei com o Decálogo (base do contrato mosaico), apresentou e construiu o
Tabernáculo, estabeleceu as regras de conduta vertical e horizontal para este povo que andaria com
Deus lado a lado, instituiu e regulamentou o sacerdócio levítico.
Estas coisas se caracterizavam como o arcabouço ou suporte principal para o início da jornada com
Deus que Israel empreenderia a partir deste momento até o resto de sua existência. Este trecho da
história de Israel encontra-se nos livros de Êxodo e Levítico.
>> Passo 5 – Preparação para a saída do Sinai em direção à Terra Prometida (Nm 10.11-13; Dt 1.6-8).
Segundo Deus já fazia bastante tempo que eles estavam ao pé do monte e chegara o momento de
começar de fato a tomar posse da terra que ele prometera aos pais.
Os israelitas estavam mais cientes de sua posição diante de Deus e o mundo e estavam devidamente
instrumentalizados para andarem com Deus e enfrentarem as batalhas que haveriam de encontrar em
seu caminho. Algumas coisas foram realizadas antes da saída dos israelitas do monte Horebe (Nm 1.1s)
Censo geral nas tribos de Israel (à exceção dos Levitas);
A organização da disposição das tribos para a marcha;
A distribuição de tarefas para os Levitas;
O resgate dos primogênitos;
Leprosos e imundos lançados fora do arraial;
A lei do ciúmes;
A lei do nazireado;
A oferta generosa dos príncipes de Israel;
A preparação do santuário para a marcha;
A consagração dos Levitas;
>> Passo 6 – Últimos passos para a saída em direção à terra prometida. Dois anos após a saída dos
israelitas do Egito eles celebram a Páscoa (Nm 9). Os Israelitas têm a visão da nuvem que os guiará em
ANTIGO TESTAMENTO I
Servindo a Deus no Monte
Por Julio C Brasileiro pg 3/3
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