domingo, 6 de maio de 2012

GERAÇÃO ELEITA


Quem é você?

0 comentários

I Pe 2.9,10

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Introdução:

Quem somos? Podemos responder de forma segura e convicta a esta pergunta? Nossas ações, atitudes e estilo de vida estão determinando de nossa identidade? A todo o instante somos confrontados e solapados por valores que são contrários a Palavra de Deus. E o pior é que tais valores estão minando as igrejas evangélicas e determinando muito daquilo que tem sido realizado por tais igrejas. Há uma crise de identidade que tem sido marcada na vida de muitos crentes que não sabem de fato quem são e com isso a igreja tem sofrido e deixado de avançar. A proposta da mensagem de hoje é avaliar a realidade do que somos e pensar na trajetória que Deus nos confiou como Igreja viva Dele na terra e que foi chamada para fazer a diferença.
           
Para saber quem somos precisamos...

I – Ter uma identidade;

            Quando Pedro diz que somos “Geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus...” Na verdade ele está dizendo: Irmãos! Somos igreja viva do Senhor! Temos uma identidade!
A Igreja de Cristo não uma “Ong”, uma instituição filantrópica, um clube ou qualquer outra instituição que tem sua essência pautada no humano; Ela é o “Organismo vivo de Deus na terra”. É exatamente isso! Somos Igreja de Deus que foi chamada para glorificá-lo e anunciar a salvação de Cristo aos perdidos. Temos uma identidade.

II – Ter maturidade;

            No texto vemos também Pedro trazendo ao contexto da Igreja o valor “maturidade”. Quando Ele a chama de “Geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus.” – Inferido está o valor maturidade. É como se Pedro estivesse dizendo: “Irmãos olhem quem vocês são! Sejam maduros! Paira sobre vós o peso de ser conhecido como povo de Deus na terra!
É exatamente isso que precisamos ver e viver como Igreja. Temos que fazer jus ao valor que Deus nos dá; precisamos viver na maturidade do Senhor. Infelizmente há em nossos dias muitos crentes imaturos e que necessitam constantemente ser alimentados com leitinho. São aqueles que se frustram por qualquer coisa, se abalam, reclamam da vida, da igreja, do pastor e outros... Por quaisquer motivos querem sair da igreja e sempre precisam ser carregados. Esse não é o estilo de vida que Deus sonhou para nós. A vontade Dele é que sejamos maduros, que avancemos firmados na Rocha que é Cristo anunciando a grandeza da Salvação aos perdidos.



III – Cumprir nossa missão;
           
            Pedro mostra à Igreja que as circunstâncias tão difíceis que eles estavam enfrentando em meio a tantas perseguições, não podiam frustrar a nobre missão que havia sido confiada a eles. É por isso que ele diz: “Para que anuncieis as grandezas Daquele que vos chamou das trevas para a maravilhosa luz do Senhor.” Havia uma missão para a Igreja e precisava ser cumprida.
Saber quem somos implica cumprir a missão que Deus confiou a nós. Implica fazer Cristo conhecido até aos confins da terra. Fomos chamados para glorificar ao Senhor e refletir Cristo num mundo em trevas! Precisamos fazer a diferença. Você tem cumprido sua missão? Tem frutificado? Tem feito a diferença onde está plantado? Quem é você? Quem somos?

Conclusão:

            Como servos de Deus na terra não podemos viver perdidos sem conhecer as reais implicações de quem somos. Precisamos conhecer e viver os valores que determinam nossa identidade. Somos Igreja de Cristo, organismo vivo de Deus na terra, essa é a nossa identidade; Vivemos na maturidade do Senhor e cumprimos nossa nobre missão. A Igreja de Cristo sabe quem ela é. Quem é você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário