sexta-feira, 20 de maio de 2011

FAMILIA

”. Que esta palavra possa edificar sua vida e levar sua família a viver o melhor que Ele reservou para nossos lares.






Ainda há esperança para sua família...





I – Porque nossos valores e conceitos podem ser mudados





Quando pensamos nos valores que são vividos por uma pessoa, nossas mentes se voltam para tudo o que foi apreendido ao longo da vida por essa pessoa. O contexto familiar em que foi criado, a cultura local e outros foram determinantes para solidificar alguns conceitos e valores que agora fazem parte da vida deste indivíduo. Uma vez construindo uma nova família essa pessoa leva também os seus conceitos. A questão é que muitas vezes no seio da família os conceitos se chocam e os problemas são instaurados. Há casos em que o casal chega a um ponto tão drástico que a família acaba se desintegrando. “O texto que acabamos de ler em sua última parte nos afirma:”... para vos dar o fim que desejais.” – Vejo claramente Deus nos mostrando que para o milagre e a vitória ser instaurada é fundamental a nossa participação. Em sua maioria não queremos dar nossa parcela de contribuição, até porque sempre achamos que o problema está com o outro e não conosco. Contudo, em muitos casos as dificuldades estão partindo de nós mesmos. É aí que precisamos entender que alguns valores que defendemos podem ser mudados. É necessário então dar uma chance ao outro. Isso começa quando paramos para ouvi-lo. É desta forma que teremos condições plenas de nos avaliar para poder chegar a algumas decisão que determinarão uma nova direção para nossas vidas. Um bom caminho é orar ao Senhor e pedir a Ele a sabedoria necessária que através de uma avaliação pessoal poder chegar a mudanças que permitam a cura na área dos relacionamentos.





II – Porque ainda podemos dar uma chance para nós mesmos





O texto que lemos nos mostra o quanto somos importantes para Deus. Ele quer o melhor para nossas vidas e mais uma vez sou levado a pensar no final desse texto quando de forma clara o Senhor nos mostra o quanto nossa participação é importante nesse contexto. Chegamos então à conclusão plena de que ainda há esperança para nossa família, pois podemos dar uma chance para nós mesmos. E isto se faz real quando nos abrimos para o aprendizado. A vida familiar se torna muitas vezes maçante e presa numa rotina onde os problemas são sempre os mesmos. O disco nunca muda e com isso a angústia e o sentimento de frustração tomam conta dominando assim a vida familiar. Em muitos casos a dissolução da família acaba por se consolidar e o reino das trevas sai ganhando. Precisamos crer que nesse contexto da vitória familiar o aprendizado é importante. Veja o quanto ainda há para se apreender e aprender! Precisamos pensar um pouco em nós mesmos e isso nos leva a querer também o melhor para nós. Como resposta a essa necessidade o caminho do aprendizado é uma grande opção de bênçãos para a família. Em nome de Jesus busque conhecimentos, envolva-se com leituras de bons livros, faça um curso de capacitação, busque conhecimentos bíblicos, volte a estudar e você verá que ainda há muito a ser construído. Sua visão acerca da família será alargada e com isso grandes melhorias serão ministradas de Deus à sua família. Isto nos faz pensar também nos sonhos que serão gerados em sua vida a partir desta maravilhosa iniciativa. É hora de acreditar em você mesmo! É hora de voltar a sonhar! Creia nisso, sua vida familiar não pode ficar circunscrita somente a problemas e dilemas que não os levará a lugar nenhum. Deus irá ministrar a bênção a partir de sua iniciativa em dar uma chance a si mesmo. (a) Ele tem o melhor para você! Ele tem o melhor para a sua família.





III – Porque nunca é tarde párea se recomeçar





Quando penso no texto que foi lido compreendo também que “... para vos dar o fim que esperais.” Também está ligado à visão de que nunca é tarde para se recomeçar. Às vezes os conflitos e problemas são tão grandes que chegamos a pensar que tudo acabou e que não há mais solução para nossas famílias. Quero que saiba que esse é o plano do Diabo e o intuito dele é levá-lo a crer que não há mais solução para sua família. Louvamos ao Senhor porque esse “desejar” ministrado no texto traz às nossas vidas a certeza plena de que ainda há esperança, pois podemos recomeçar. É isso mesmo! É necessário abrir mão do orgulho, da altivez, da insensibilidade e diante do altar do Senhor numa postura de quebrantamento poder dizer: “Senhor Jesus, sei que falhei, sei que muitas vezes errei e contribui para o fracasso de minha família. Mas, estou aqui Senhor disposto a recomeçar, estou aqui disposto a aprender com Cristo a viver o melhor que o Senhor tem para minha vida e família. Ajuda-me Senhor, cubra o meu lar com o teu sangue e nos faça prosperar para o louvor de Sua glória.” Essa é a atitude que Deus quer ver na vida de seus filhos. É desta forma que o Senhor encontrará espaço em nossas vidas e famílias para nos ajudar e nos fazer prosperar. Deus tem o poder para restaurar sua família e a melhor forma de crermos nesse milagre é ter a coragem de recomeçar. É desta forma que o milagre do Senhor será derramado e sua família curada para o louvor de Sua glória.





IV – Porque família é projeto de Deus





A família não é invenção humana, mas sim, projeto de Deus. O Senhor não erra, tudo o que Ele faz é perfeito. Portanto, podemos com toda a certeza dizer que ainda há esperança para sua família, pois ela é projeto de Deus. Há uma bênção especial Dele para as famílias. O nosso Pai celeste tem o melhor para nós, Ele fará o melhor por nós. Gosto de me lembrar de Eclesiastes 4. 12 Quando lemos: “E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” Esse é o segredo da vitória de nossas famílias. Uma dobra é o marido, a outra a esposa e a última é o Senhor Jesus. Família é projeto de Deus e Cristo precisa participar ativamente desse projeto. Infelizmente muitas famílias estão vivendo apenas com duas dobras. Falta a presença de Cristo e isto explica tantas dificuldades e problemas. Mas, quando entendemos que de fato Jesus precisa estar no centro da família e o convidamos a vir reinar em nossos lares a história muda, pois o melhor de Deus passa a ser derramado em nossas vidas. Creia nisto! Ainda há esperança para sua casa, pois a família é projeto de Deus e se Cristo ainda não reina em seu lar, agora é o momento oportuno para você convidá-lo a fazer parte de sua família. É desta forma que grandes milagres serão realizados e uma maravilhosa história de bênçãos será construída através de sua família.





Conclusão:





Diante desta maravilhosa palavra, nosso olhar precisa estar fixo no Deus que a declarou e que tem o poder de mudar nossa história. Ele nos declarou que Independente das circunstâncias e conflitos Ainda há esperança para nossos lares. Nossos valores podem ser mudados, podemos dar uma chance para nós mesmos, diante das lutas nunca é tarde para recomeçar e crendo nesse grandioso projeto que foi gerado no coração de Deus o milagre será derramado e nossa casa completamente restaurada para o louvor de Sua glória. Creia nisto e receba o melhor de Deus para o seu lar.





Pr. Waldyr Silva do Carmo





Igreja Casa de Oração Cehab

Nenhum comentário:

Postar um comentário