sexta-feira, 15 de julho de 2011

Jesus, o homem mais mal compreendido da terra: o EU no lugar do DEUS

Jesus, o homem mais mal compreendido da terra: o EU no lugar do DEUS




15 de julho de 2011
















Você já parou para perceber que em boa parte dos cultos e reuniões os temas mais abordados são prosperidade, vitórias e bênçãos? Quem sabe seja eu que tenho muito azar de ir em reuniões assim, mas se você como eu percebeu isso, tal fato só comprova que Jesus continua sendo o homem mais mal compreendido da terra.





Se você concorda com pregações de vitória e prosperidade, lhe convido a não ler esse texto.









O grande problema está no fato de nossos líderes estarem valorizando o ter do que o ser, e por mais que digam que não é isso que de fato acontece. Cada vez que se fala em ter bênçãos, vitórias e etc., aí está uma pregação voltada para o ego humano, pois o que Jesus frisou foi a entrega, o abandono, o desapego das coisas passageiras dessa terra. Não estou falando que alguém não possa ser vitorioso ou próspero financeiramente, o que quero dizer é que isso não é o alvo, não deve estar no centro das pregações e cultos, mas na periferia, o Reino de Deus e sua justiça é que deve estar no centro.





Eu costumo usar somente um versículo para expressar todo o equívoco que existe nesse tipo de postura: mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mat. 6.33). Aí nós vamos aos cultos e a primeira coisa perguntada é: quem veio buscar sua benção, vitória? Pense no último culto que você foi, lembre-se dos hinos, dos sermões, e veja se temas que valorizam o Eu no lugar do DEUS foi o norte do culto.





Outro dia, até ouvi certo pregador, profeta, ungido de Deus, intocável, incriticável e etc., dizer: Jesus falou mais de dinheiro do que de outros temas. Daí que a curiosidade matou o gato, mas não o herege, de forma que me dediquei a um estudo inusitado: verificar se Cristo falou mais em dinheiro mesmo. Minha descoberta a princípio foi assustadora: ele falou mais em dinheiro com relação a alguns temas. Porém, quem defende tal argumento para sustentar sua teologia da prosperidade e triunfalista, só se esqueceu de um detalhe: Jesus falou mais em dinheiro, mas falou mal.





Em uma passagem Ele diz que não podemos servir a Deus e ao dinheiro (Luc. 16-13), em outra ele pede para um jovem deixar suas riquezas e o seguir (Mat. 10:21), quando Jesus visita Zaqueu , o rico publicano, este dá metade de seus bens aos pobres , e se tivesse roubado alguém ele devolveria quadruplicado, de forma que ficou pobre de dinheiro, mas rico de vida e paz (Luc 19-8). Teve uma vez que Cristo elogiou uma senhora que deu dinheiro no templo, só tem um detalha: foi a menor oferta de todas.





Cristo não veio implantar um reino nessa terra, por isso não devemos pôr ênfase nas coisas passageiras dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário