domingo, 16 de outubro de 2011

o rico e lazaro;


COMENTARIO SOBRE A PASSAGEM DO RICO E LAZARO.
(Lc 16;19-31)
Contexto é de cunho social.
Repare o contexto, das parábolas anteriores e posteriores a essa referida.
-Lazaro era um nome comum entre judeus (significado ajuda de Deus ou socorro de Deus) aquele que só Deus pode ajudar ou socorrer.
-Nas parábolas Jesus não cita nomes, mas nessa passagem, que muitos dos estudiosos consideram como parábolas e outros não pela sua característica literária.
Jesus citou dois nomes como de:
-Abraão (se refere ao pai da fé ,cristã ou monoteísmo,do Deus eterno) o terno usado Abraão ou seio de Abraão a nós remete o mesmo significado de paraíso ou céus para nos (banquete  festivos no céu junto Abraão e Moises entre outros ).
-A utilização do termo ou palavra Abrão ou pai (é a necessidade do judeu em não falar o nome de Deus o “eterno” em vão). Nesse caso é A mesmo referencia dada a Pedro para igreja.
-Lazaro foi citado acima o seu significado.
-Temos que lembrar que Jesus dirigia a palavra diretamente aos judeus (fariseus e saduceus), fez uma aplicação dentro do contexto e amplitude que os judeus poderiam compreender e entender conforme o seu conhecimento nas escrituras e nas tradições judaica dos judeus.    
19- Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.
20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;
Havia um homem, este homem é um fariseu rico que não se importa com a miséria do outro. Era egoísta e se utilizava da lei apenas para beneficio próprio.
Para os judeus, aqueles que eram prósperos, era aquele que estava sendo abençoado por Abraão , os filhos de Abraão ou seja da mesma linhagem dos patriarcas,  teria que ter poses e ser prósperos, os doentes ou os pobres não eram diretos da mesma linhagem de Abraão ou estava em constante pecado ou maldição.
Estes ficavam exclusos da sociedade (param fora do portão) e sofria penas por isso (as feridas ) eram  descriminados.
22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.
23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.  
 Ao morrer o rico foi sepultado no hardes (lugar de sofrimento para abrigar as almas     dos ímpios) ate o juízo final.
O rico olhou para cima e viu Abraão e lazaro ( o rico não argumentou com lazaro, e sim  com o pai Abraão ) lazaro não podia ler o rico algo de especial chamava a sua atenção. isto nos mostra que os judeus como filhos podem não alcançar a salvação se não seguir os preceitos, a lei ( não que lei salva, mais indica a sua plenitude que é Cristo Jesus)  a promessa no messias.

25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.

26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.
 texto fala que o rico recebeu coisas boas (atenção e não fez delas boas coisas) quando somos abençoados é para ser abençoador, abençoar os próximos, com as nossas prosperidades capacidades e dons em prol do reino. Mais o mendigo recebeu coisas má  mas não praticou a maldade.
A um grande abismo entre os dois lados, sorte que um não pode passar de um lado para outro,
O texto indica que não  ha salvação após a morte. O momento de se render e de se arrepender do pecado é agora nesta vida é hoje.depois não haverá a possibilidade da salvação. A salvação esta agora em Cristo Jesus o nosso senhor e salvador.      

27Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,

28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.

29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.

31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

           
.o rico pede ao pai Abraão que mande a lazaro de volte a avise os seus familiares, para que eles não sofram, o que ele o rico  esta sofrendo ,
Mas não há possibilidade de isto acontecer a reencarnação, ou a ação de espírito para voltar a terra e pregar (ou avisar)
O Senhor Jesus,nos ensina que os que viveram antes Dele estavam respaldados pela palavra e pela promessa. Que foi pregado por pai da fé Abraão que creu e por Moises e os profetas.

Mas para nós nos dias de hoje aplicação é cremos e seu Nome (Jesus) e na sua palavra e obra e na sua graça.
Jesus nos convida sempre a tomar consciência dos verdadeiros problemas do mundo e a atuar num empenho cristão, que não se limita a alguma esmola, mas procura ir às causas da desigualdade, das injustiças, com obras de partilha e de solidariedade. Quantas coisas supérfluas nós temos? Quanto tempo da nossa vida desperdiçamos com coisas inúteis? Quantas coisas podemos fazer pelos mais necessitados e não o fazemos? Ele não nos condena se usarmos coisas materiais boas, o que ele denuncia é se isso significa egoísmo e indiferença para com os nossos irmãos mais necessitados.
Também Lucas continua a denunciar o mau uso do dinheiro por parte de alguns à custa da miséria de tantos. Na parábola do homem rico e do miserável Lázaro,. O que o separa do miserável Lázaro é apenas a porta de sua casa. Ele não acolhe o pobre. Este leva uma vida dura; não só é desprovido de bens, mas se encontra doente e desabrigado. Seu corpo não é coberto de roupas finas, mas de muitas feridas. Ele quer matar sua fome com o sobejo da mesa do rico. Sua companhia são os cães sujos que se aproximam dele para lamber-lhe as feridas. Faminto e doente, vive na sujeira das ruas. Mas, diferentemente do rico, Jesus faz questão de lembrar o seu nome: Lázaro (Deus ajuda).
Jesus é o nosso socorro :

Nenhum comentário:

Postar um comentário