quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SERVIDO DEUS NO MONTE

Servindo a Deus no Montei
E Deus disse: “Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: quando houveres
tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte” (Ex 3.12). Moisés tentou libertar os hebreus da
escravidão no Egito por meio da força bruta (Ex 2.12) e pela sua influência política (Ex 2.13; At 7.24,25).
Estes métodos mostraram-se ineficazes e lhe renderam quarenta anos de exílio no deserto de Mídia (Ex
2.15; At 7.29,30).
Melhor que o exílio foi treinamento no deserto. Ali Moisés, que antes fora criado na lei de Deus (Ex 2.8,9)
e instruído nas ciências do Egito (Ex 2.10; At 7.22), conheceu intimamente a Deus. Deixou a corte para
pastorear rebanhos (Ex 3.1), foi “amansado” por Deus à medida que apascentava ovelhas, a ponto de
tornar-se um referencial de mansidão (Nm 12.3). Conheceu o caminho da vida devocional, a oração, do
jejum, da chamada de Deus (Ex 3.2-10) enquanto apascentava o rebanho de seu sogro (Ex 3.1). Estava
sendo treinado para uma grande missão, tirar o povo de Israel do Egito (Ex 3.10) e apascentar o rebanho
de Deus.
Após quarenta anos de treinamento no deserto, encontramos um Moisés depurado da auto-suficiência,
depurado de si mesmo (Ex 3.11) que contrasta com aquele Moisés de outrora. Vemo-lo quebrantado,
dependente de Deus, julgando-se incapaz de realizar a lição que lhe fora comissionada (Ex 3.13; 4.17).
Agora ele estava pronto para cumprir o chamado de Deus. É neste momento que, contra-argumentando
a lógica mosaica de não poder cumprir a missão, Deus não somente lhe assegura que a cumprirá como
também lhe diz a razão porque a cumprirá: “certamente eu serei contigo” (Ex 3.12a).
Aqui está todo o diferencial. Sem a presença, a graça, a orientação, a supervisão e a aprovação de Deus
nossos projetos, por mais bem elaborados que sejam, simplesmente ruirão. No texto em consideração
(Ex 3.12) o Senhor não apenas garante a Moisés a sua santa presença como lhe aguça a visão para o
futuro próximo, quando o povo israelita viria ao Monte Sinai de onde o Senhor lhe falava, e ali serviriam
a Deus. De fato, Israel chegou ao Sinai (Ex 19.1-2) e ali esteve estacionado por um ano e onze meses
quando partiram (Nm 10.11,12).
Nesse período Moisés aprofundou a sua intimidade com Deus (Ex 24.15-18; 34.28-35), recebeu a Lei
(Ex 19-22), edificou o Tabernáculo (Ex 35-40) e o povo aprendeu a servir a servir a Deus (Lv 1-27).
Cumpriu-se o dito do Senhor: “servireis a Deus neste monte” (Ex 3.12c) .
A cronologia do êxodo de Israel após sua saída triunfal dos domínios egípcios pode ser simplificada da
seguinte forma:
>> Passo 1 – Saída do Egito da cidade de Ramsés ao 15º dia do primeiro mês (calendário religioso
judeu – mês de abibe – março / abril) no dia seguinte à celebração da Páscoa enquanto os egípcios
choravam e sepultavam seus mortos (Nm 33.3-4). Os israelitas caminharam em direção ao sul após a
passagem do Mar Vermelho em direção à Península do Sinai – Monte Horebe.
[ Rota => Ramsés – Sucote – Eta – Mara – Elim – Deserto do Sinai].
ANTIGO TESTAMENTO I
Servindo a Deus no Monte
Por Julio C Brasileiro pg 2/3
>> Passo 2 – Israel chega ao Deserto de Sim entre Elim e a Península do Sinai quarenta e cinco dias
após a saída do Egito (Ex 16.1) para servir a Deus no monte conforme dito à Moisés na sarça ardente
(Ex 3.12).
>> Passo 3 – Após noventa dias da saída do Egito Israel finalmente chega ao monte Horebe, o monte de
Deus na Península do Sinai (Ex 19.1). Deus fala com Moisés acerca da aliança feita com os patriarcas,
reitera suas promessas e informa aos anciãos de Israel sobre as intenções eternas em relação a esta
nação (Ex 19.3-8)
>> Passo 4 – Israel permaneceu aos pés do monte durante um ano e nove meses após sua chegada
totalizando dois anos completos após sua saída do Egito. Durante este tempo Deus revelou a Israel por
meio de Moisés as tábuas da Lei com o Decálogo (base do contrato mosaico), apresentou e construiu o
Tabernáculo, estabeleceu as regras de conduta vertical e horizontal para este povo que andaria com
Deus lado a lado, instituiu e regulamentou o sacerdócio levítico.
Estas coisas se caracterizavam como o arcabouço ou suporte principal para o início da jornada com
Deus que Israel empreenderia a partir deste momento até o resto de sua existência. Este trecho da
história de Israel encontra-se nos livros de Êxodo e Levítico.
>> Passo 5 – Preparação para a saída do Sinai em direção à Terra Prometida (Nm 10.11-13; Dt 1.6-8).
Segundo Deus já fazia bastante tempo que eles estavam ao pé do monte e chegara o momento de
começar de fato a tomar posse da terra que ele prometera aos pais.
Os israelitas estavam mais cientes de sua posição diante de Deus e o mundo e estavam devidamente
instrumentalizados para andarem com Deus e enfrentarem as batalhas que haveriam de encontrar em
seu caminho. Algumas coisas foram realizadas antes da saída dos israelitas do monte Horebe (Nm 1.1s)
 Censo geral nas tribos de Israel (à exceção dos Levitas);
 A organização da disposição das tribos para a marcha;
 A distribuição de tarefas para os Levitas;
 O resgate dos primogênitos;
 Leprosos e imundos lançados fora do arraial;
 A lei do ciúmes;
 A lei do nazireado;
 A oferta generosa dos príncipes de Israel;
 A preparação do santuário para a marcha;
 A consagração dos Levitas;
>> Passo 6 – Últimos passos para a saída em direção à terra prometida. Dois anos após a saída dos
israelitas do Egito eles celebram a Páscoa (Nm 9). Os Israelitas têm a visão da nuvem que os guiará em
ANTIGO TESTAMENTO I
Servindo a Deus no Monte
Por Julio C Brasileiro pg 3/3

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