quinta-feira, 8 de agosto de 2013

AMOR A FAMÍLIA E AO PRÓXIMO

“Porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente os da própria família, negou a fé e é pior do que os que não creem.” (1 Tm 5.8 - NTLH)

Hoje, quero refletir com os amados a respeito do amor ao próximo. E quem é o nosso próximo? Muitos de nós, cristãos, temos dito que amamos aos nossos irmãos, ao nosso próximo, mas não temos demonstrado isso no seio familiar, ou seja, aos que estão mais próximos de nós. Isso gera críticas de muitos, tais como: “Ele só é crente na igreja, em casa é outra pessoa.”

O apóstolo Paulo escreveu em 1 Timóteo capítulo 5 orientações no trato com idosos, viúvas e familiares. Reportando-nos ao texto acima, o apóstolo escreveu: “Aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente os da própria família, negou a fé e é pior do que os que não creem.” Então, como podemos falar de amor ao próximo se quem está mais próximo de nós não tem recebido esse amor?

Alguns têm negado a fé, porque não estão exercendo os mandamentos deixados pelo Senhor Jesus: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” (Mt 22.37-39). Esses dois mandamentos têm que andar juntos. Como dizer que amamos a Deus se não amamos ao nosso próximo? Ou como amamos ao próximo e não amamos a Deus?

Por isso, filhos, sejam obedientes e cuidem de seus pais com amor, pois eles cuidaram de vocês com amor para que fossem o que são hoje. O amor ao próximo tem que começar dentro de casa. Como vou falar do amor de Deus às pessoas se esse amor não é visto dentro do meu lar, no seio da minha família?

Exercite o amor ao próximo começando dentro da sua casa, com quem está mais próximo de você, vivendo, assim, os mandamentos deixados pelo Senhor Jesus, para não ser comparado aos que não creem, a alguém que negou a fé, que negou a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário